Departamento de Ação Social prepara Grito de Carnaval e viagem para Terceira Idade

Publicado em: 05/01/2017 00:00

Tendo como objetivo desenvolver um trabalho diferenciado no campo social, a Prefeitura de Coronel Domingos Soares através do Departamento Municipal de Ação Social já está preparando algumas atividades para o público por ela atendido. Grito de Carnaval, passeios, cursos, eventos e muita vontade de trabalhar estão nos planos.

De acordo com a diretora do Departamento de Ação Social, Terezinha de Jesus Giacomel, muito trabalho está previsto para 2017 no campo da assistência social, no município. O setor, que é destinado a atender as pessoas e famílias mais carentes e, por vezes, à margem da sociedade, passará por algumas mudanças em relação à divisão dos trabalhos e ao atendimento prestado. “Nós pretendemos fazer um trabalho da melhor maneira possível para nossa população. Que venham até nós e recebam um abraço de conforto, um sorriso, que sejam tratados com carinho e com respeito”, ressaltou a diretora. Ainda segundo ela, já estão sendo preparados dois momentos de lazer e descontração para a Terceira Idade. Um é o Grito de Carnaval, que será aberto ao público e terá como ingresso 2 quilos de alimentos não-perecíveis, e outro é uma viagem ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, coordenado pelo padre Reginaldo Manzotti, e passeio pela capital.

A campanha do agasalho deste ano também terá alterações, e sua abertura será com um desfile de moda. “Vamos fazer a abertura da campanha do agasalho com um desfile de moda em que as pessoas vão e já levem suas doações”, comentou Terezinha, salientando a importância da campanha para a população carente domingosoarense. “Nosso município é muito frio e cada doação é importante. Desde já contamos com a colaboração de todos, porque não queremos que ninguém passe frio”, disse a diretora de Ação Social. Está no plano de ações da Ação Social a reabertura dos Clubes de Mães, visto que de 2009 a 2012 havia 18 clubes e atualmente há somente um, localizado na Linha Pedregulho. “Vamos tentar reabrir todos os clubes de mães que estão parados. Vamos conversar com as mulheres que participam e ver o que elas realmente querem e precisam de cursos para oferecer cursos que realmente as ajudem a melhorar a autoestima e a renda familiar”, frizou Terezinha Giacomel.

Cestas básicas e capela mortuária

Quanto à doação de cestas básicas para famílias cadastradas, o sistema de distribuição também passará por mudanças, onde as assistentes sociais farão um acompanhamento in loco, vendo de perto as necessidades de cada uma e incentivando-as a cuidarem de cada indivíduo e de todo o ambiente onde vivem, como manter casa e pátio limpos e bem apresentáveis, que não ofereçam riscos à saúde de ninguém. Também a comprovação da frequência escolar dos filhos, da carteirinha de vacinação e a participação de membros da família em cursos oferecidos pelo Departamento farão parte das condições para receber a certa básica.

Conforme Terezinha, a capela mortuária hoje está abandonada, faltando, inclusive, materiais básicos para atender as famílias que passam momentos difíceis. “Para atender a capela mortuária vamos trabalhar de forma diferente. Será disponibilizada uma funcionária para atender a família, limpando o local, abrindo, fazendo café, chimarrão, repondo materiais de higiene”, explicou a diretora de Ação Social de Coronel Domingos Soares, salientando que a intenção é ajudar a amenizar a dor no momento de tristeza.

Enfim, muitas ações e realizações farão parte dos trabalhos da Ação Social domingosoarense, sempre assistindo aqueles que mais precisam com respeito e atenção, buscando a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e familiar.