Município é contemplado com unidade móvel de Assistência Social

Publicado em: 10/01/2017 00:00

Município é contemplado com unidade móvel de Assistência Social

A unidade móvel também poderá ser usada por outros departamentos

O município de Coronel Domingos Soares foi contemplado com um veículo Master (marca Renault), adaptado e equipado como unidade móvel para execução do Programa Família Paranaense – PFP, do Governo do Estado. A notícia foi dada pelas representantes do escritório regional da SEDS – Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, Sandra Rossetto Rathiere e Neldi Clarice Rossini, neste dia 10 de janeiro, as quais colocaram a SEDS a disposição do município.

Segundo o ofício 03/2017 do escritório regional de Pato Branco, o veículo tem valor total aproximado de R$ 163 mil, cabendo ao Município apenas a contrapartida no valor de R$ 8 mil e a permanência no Programa. O Família Paranaense tem como público-alvo famílias em situação de alta vulnerabilidade social, segundo Índice de Vulnerabilidades das Famílias, que é conseguido pela base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. A unidade móvel dispõe de móveis, toldo, frigobar, caixa de som, ar condicionado portátil, notebook, impressora, projetor, tela de projeção, isolamento acústico entre a parte traseira e a cabine do motorista, dando privacidade aos atendimentos. O veículo possibilita que as equipes técnicas da Ação Social se desloquem até as comunidades rurais. Os municípios já contemplados com o veículo têm relatado ações de sucesso, como a facilitação a proteção social às famílias rurais, a oferta qualificada de serviços socioassistenciais em territórios vulneráveis, o maior acesso da população a serviços, programas, projetos e benefícios sociais, a ampliação no número de famílias em acompanhamento familiar no PFP. Conforme documento, embora o veículo fique referenciado à Assistência Social, as demais áreas, como Educação, Saúde, Agricultura, Indústria e Comércio, entre outras, também podem utilizá-lo para levar suas ações e serviços às famílias e comunidades. A entrega do veículo ainda será programada pelo governo estadual.

Para a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, esta é uma importante conquista, pois vem de encontro ao que a administração municipal pretende fazer, que é a descentralização dos atendimentos e serviços de todos os setores essenciais, alcançando um público maior.