Impulsionar os pequenos produtores será a meta do Departamento de Agricultura de Cel. Domingos Soares

Publicado em: 09/01/2017 00:00

Melhorar a bacia leiteira será o carro-chefe do setor

Quando se fala em agricultura, em pecuária, em vida no campo, logo vêm à mente muitas plantações e criações, mas nem sempre isso tudo está relacionado a grandes produtores. Em Coronel Domingos Soares, por exemplo, que é um município basicamente rural, a maioria das comunidades do campo são formadas por pequenos produtores, os quais, com aquilo que produzem e/ou criam ajudam a movimentar a economia local e regional.

Ao longo dos anos, muitos moradores do campo tiveram de trabalhar em fornos de produção de carvão. Trabalho duro, sofrido, porém digno, como qualquer outro. Contudo, de 2009 a 2012 a Prefeitura buscou mostrar aos moradores do campo as vantagens e os benefícios da criação de gado leiteiro. Com isso, a produção de leite no município aumentou muito. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Agricultura - Deagri, Laércio Casagrande da Cruz, recentemente foi feito um levantamento da produção de leite, onde foram constatados os avanços e os retrocessos na área. “Voltando atrás, da administração 2005 a 2008 recebemos um número em torno de 4 mil litros de leite/dia. Na administração 2009 a 2012, com os trabalhos que foram feitos, conseguimos chegar aos 30 mil litros/dia. Agora fizemos um levantamento e está abaixo de 8 mil litros/dia. Mais um pouco voltava ao que era em 2005. Nós vamos trabalhar muito em cima disso, com incentivos, com melhoria das pastagens, com calcário e acompanhamento”, comentou da Cruz, ressaltando que o objetivo é aumentar a produção de leite, melhorando com isso a renda das famílias e, em consequência, a sua qualidade de vida.

Conforme a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, a Prefeitura não medirá esforços para recuperar e ampliar a bacia leiteira no município, visto que é um setor que gera benefícios em comum, e para isso dará assistência técnica e incentivos necessários e buscará manter as estradas em dia, inclusive das porteiras até as sedes das propriedades, com o intuito de facilitar o escoamento da produção.

Laércio ainda pede a compreensão e a paciência da população domingosoarense, pois primeiramente é preciso organizar os trabalhos, fazer as licitações necessárias, consertar os veículos quebrados, e isso leva um tempo, mas logo tudo voltará ao normal e os produtores rurais de Cel. Domingos Soares começarão a ver as diferenças nos atendimentos e nos serviços prestados. “Espero que a gente consiga dar a volta por cima, mas não é de hoje para amanhã; vai ser preciso trabalhar muito, os departamentos se ajudarem e olhar para o povo de Coronel Domingos Soares com carinho, o que não acontece há quatro anos. O que eu tenho a pedir para a população é paciência, porque eu acho que nós vamos levar uns seis meses para conseguir contornar”, explicou o diretor do Deagri.