Escola Professora Aurora Tortelli promove sarau literário

Publicado em: 24/04/2024 10:49 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Para comemorar o Dia Internacional do Livro, celebrado no dia 23 de abril, a Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, de Coronel Domingos Soares, promoveu o 1º Sarau Literário, com exposição dos livros escritos pelos alunos e publicados em 2023 através do projeto Estante Mágica/Escola de Autores, que terá continuidade neste ano de 2024, bate-papo com os autores mirins, contação de história com a auxiliar de biblioteca, Carmélia, e apresentação teatral com o Grupo Danko, de Pato Branco (patrocínio do Sicredi).

“Uma data para incentivar a leitura e homenagear os nossos autores”, disse a diretora da escola, Laiana da Silva Bevilaqua, complementando que “É comum a gente ouvir que crianças não se interessam mais por leitura ou por livros, devido a outros atrativos mais tecnológicos. Pensando nisso e no quanto a leitura e a interpretação são importantes na vida escolar de uma criança e na sua formação, decidimos no ano de 2023 aplicar o projeto Estante Mágica; um projeto grandioso, que envolveu professores, alunos, famílias e comunidade”, ressaltou.

As atividades do sarau iniciaram as 07h30, quando as turmas fizeram a visitação e a leitura dos livros que estavam expostos. Com o apoio das professoras e acadêmicas da Censupeg, os alunos puderam ler outras histórias, e ainda que pequenos imaginaram novas histórias através de desenhos dos colegas.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Daiana Neves de Oliveira, é dever da escola promover o gosto e o prazer pela leitura nas crianças, para que, sabendo interpretar textos, compreendam o mundo que as cerca e de que forma podem contribuir para sua melhora. “Quem lê de forma significativa aprende a interpretar o mundo, a sociedade, e não se torna uma pessoa alienada. Pelo contrário, a leitura possibilita se tornar cidadão e cidadã ativos na comunidade”, comentou, enfatizando que o papel da família é fundamental.

No bate-papo com os autores-mirins, as crianças puderam contar um pouco da experiência de escrever e publicar um livro. Para a aluna do 5º Ano, Hérika Gonçalves Eilert, escrever o livro foi muito especial, pois teve o apoio de sua família e da escola.

Em 2023 o projeto Estante Mágica/Escola de Autores contou com a parceria do Sicredi, através do fundo social, e mais quatro “padrinhos mágicos”, que fizeram suas doações. Conforme professora Laiana, a intenção para este ano é renovar a parceria com o Sicredi e aumentar o número de padrinhos.

A direção da escola agradece e parabeniza todos os envolvidos no projeto Estante Mágica/Escola de Autores e na organização do 1º Sarau Literário, e se coloca à disposição todos que quiserem contribuir com a formação de leitores e escritores.