Cel. Domingos Soares apresenta projeto de produção de mandioca

Publicado em: 24/04/2024 08:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Na semana passada, o prefeito e Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera, o diretor do Departamento de Agricultura, Rodrigo Müller Gheno, e o técnico agropecuário do IDR, Adilson Blasius, se reuniram com agricultores familiares domingosoarenses para uma videoconferência com a empresa Biorgânica Produtos Orgânicos para apresentação do projeto de cultivo e comercialização de mandioca. A reunião foi coordenada pelo produtor rural, André Taques.

Conforme exposto, a demanda de mandioca da Biorgânica é muito grande e a maioria é destinada à exportação. A colheita é feita entre um e dois anos, e o principal cuidado é a manutenção da limpeza do local de plantio.

De acordo com a empresa, atualmente a tonelada de mandioca orgânica está na faixa de R$ 850,00, podendo ser colhidas de 20 a 25 toneladas por hectare. "O primeiro passo é a certificação, para poder comercializar. A certificação pode ser conseguida gratuitamente através da Tecpar", explicou a engenheira agrônoma da Biorgânica, Greicy Kelly de Almeida.

Segundo Gheno, o Departamento de Agricultura fará o levantamento dos produtores interessados em aderir ao projeto, coletando e repassando informações.

Bandiera ressaltou que, após o levantamento, a Prefeitura fará a aquisição das máquinas e dos equipamentos necessários para o plantio e a colheita da mandioca, um investimento estimado em aproximadamente R$ 150 mil, como forma de incentivo ao setor. "Quem já tem experiência com o plantio de mandioca tem relatado bons resultados, e isso nos motiva a desenvolver esse projeto de incentivo para a produção de mandioca, que no início vai para o mercado interno, mas após um ano já vai para exportação, e ter alimentos produzidos na nossa terra exportados engrandece ainda mais o nome de Coronel Domingos Soares", comentou Bandiera, agradecendo Taques pela sugestão e pelo apoio.

Os interessados podem buscar mais informações no Departamento de Agricultura, atualmente junto à Casa de Apoio.