Porteira Adentro inicia serviços na Linha Pedregulho

Publicado em: 21/07/2022 00:00

A Prefeitura deu início dia 04 de julho aos serviços do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural, mais conhecido como "Porteira Adentro". A primeira comunidade contemplada é o Pedregulho, onde os moradores interessados devem recolher as taxas de horas-máquinas junto ao Departamento Municipal de Agricultura, responsável pela gestão do programa.

Na semana passada, durante o Gabinete Itinerante no Assentamento Chico André, o prefeito Jandir Bandiera anunciou aos moradores da localidade que em poucos dias uma segunda frente de trabalhos iniciará os atendimentos do programa na comunidade. A previsão era para quinze dias, porém a nova escavadeira hidráulica conseguida pelo governo municipal teve sua autorização para uso emitida recentemente pela SEDU - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano. Assim, a máquina iniciará os atendimentos no Chico André na próxima segunda-feira, dia 25. Os trabalhos iniciarão pela propriedade do senhor Celso Motta, e os produtores interessados devem efetuar o pagamento das taxas.

O prefeito e o diretor de Agricultura, Clóvis Silveira, enfatizam a obrigatoriedade do recolhimento das horas-máquinas para os serviços possam ser realizados nas propriedades. Conforme Bandiera, a Prefeitura não cobrará pelo uso das máquinas, pois estas já pertencem à população, porém, apenas um valor simbólico por hora trabalhada para abastecimento. Os valores da hora, segundo a tabela atual, são os seguintes:

Retroescavadeira (pneu): R$ 64,27

Escavadeira hidráulica: R$ 128,54

Trator agrícola (pneu) com equipamento: R$ 64,27

Caminhão distribuidor de calcário (por quilômetro rodado): R$ 3,00

Caminhão para auxílio ao pequeno produtor rural (por quilômetro rodado): R$ 3,00

Para participar do programa é necessária a apresentação do Bloco de Produtor Rural.

O Departamento de Agricultura informa os produtores da região do De Pauli, 27 de Outubro, que já recolheram as horas, que os serviços serão prestados logo que sejam concluídos em todo o Assentamento Chico André.

Mais informações do Departamento Municipal de Agricultura.