Prefeitura de CDS realiza reformas em postos de saúde

Publicado em: 01/07/2022 00:00

Uma saúde pública de qualidade requer, além de bons profissionais, medicamentos, consultas e exames, de espaço adequado para os atendimentos. E é isso que a Prefeitura de Coronel Domingos Soares está fazendo, reformando as Unidades Básicas de Saúde e fazendo consertos e melhorias necessárias para que a população seja atendida com dignidade, agilidade e respeito, com atendimentos humanizados e cada vez mais próximos dos pacientes.

Recentemente a UBS da comunidade Ubaldino Taques, na Lavrama, foi toda reformada. Segundo o coordenador em Saúde do Departamento Municipal de Saúde e responsável técnico das unidades, enfermeiro Jackson Pilonetto, foi feita a substituição de 400 telhas e de todo o sistema elétrico, hidráulico, instalação de forro de PVC e de cerâmica, inclusive nos banheiros, onde não existia, além da pintura interna e externa de todo o prédio. Os trabalhos foram realizados em parceria com a empresa Lavrama, que prontamente colaborou com a reforma do posto, que atenderá principalmente as famílias de seus colaboradores.

Esta semana foram iniciados os trabalhos de reforma da UBS da comunidade Ponte do Iratim que, como em Ubaldino Taques, há anos não recebia reparos e melhorias. Além da ausência de energia elétrica na Unidade de Saúde, há pouco tempo a mesma foi arrombada por bandidos, que levaram um compressor e todo a instalação do consultório odontológico. Conforme Pilonetto, será construído um muro onde existe uma cerca de arame, com o intuito de impedir a entrada de terra do lote de reserva ao lado, mantendo o espaço mais limpo e organizado. Além disso, haverá estacionamento interno para pacientes e será feita a pintura interna e externa, bem como os consertos e reparos necessários para o bom funcionamento da unidade, com a substituição, também, de equipamentos antigos.

Mas os trabalhos de melhorias não estão sendo somente no interior, mas na estrutura antiga da UBS da sede. “Nós estamos fazendo algumas mudanças na unidade, por recomendações do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e da 7ª Regional de Saúde. Unificamos a sala de observação, a sala de eletrocardiograma e sala de estabilização, que agora estão no mesmo ambiente, porém separadas, assim conseguimos dar um atendimento melhor para os nossos pacientes; também abrimos mais consultórios médicos e estamos instalando ar condicionado em todas as salas do posto de saúde”, comenta o coordenador. O espaço da farmácia também teve mudanças para melhor organizar os medicamentos e a dispensação destes.

“As reformas dos postos do interior e a melhoria da estrutura da sede já estavam em nosso planejamento de gestão. São obras necessárias e importantes para que possamos oferecer o atendimento que a nossa população merece, com dignidade, respeito e carinho”, disse a diretora do Departamento de Saúde, Marly Maito, ressaltando a responsabilidade do governo domingosoarense com a constante melhoria da saúde pública municipal.

Na próxima semana haverá atendimentos das equipes de Estratégia Saúde da Famílias nas seguintes localidades:

05/07: Marcon

06/07: Pedregulho

07/07: Ubaldino Taques (Lavrama)