Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Vigilância Sanitária alerta a população sobre Dengue, Leptospirose e controle de morcegos
A Vigilância Sanitária de Coronel Domingos Soares realizou, na manhã da última terça-feira, 21, a entrega de material gráfico com vistas a conscientizar a população acerca dos cuidados adequados para evitar a Dengue, a Leptospirose e como controlar morcegos no ambiente urbano. A ação foi feita na Avenida Araucária, esquina do posto de saúde.             Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, os cuidados são de conhecimento de todos, como manter caixas de água fechadas e vedadas, manter os pratos limpos e colocar areia até a borda, manter as lixeiras tampadas, manter as calhas limpas, não deixar acumular água em nenhum local da casa, guardar baldes e vasos em local coberto e com a boca para baixo, tampar ou vedar os ralos entre outros. Já a leptospirose, doença causada por uma bactéria eliminada pela urina do rato, é transmitida ao ser humano através da água, solo e alimentos contaminados. Sua prevenção é feita não jogando lixo e objetos nos rios, para não provocar enchentes, evitando contato com águas provenientes de enchentes e esgotos, colocar o lixo em sacos plásticos e recipientes tampados, não brincar ou nadar em lagos ou córregos, guardar os alimentos em lugares protegidos dos ratos, manter o quintal limpo, colocar telas nos ralos para evitar o acesso dos roedores, e usar botar e luvas para mexer no esgoto, lixo ou quando houver enchentes.             Quanto aos morcegos, existe uma grande variedade e a maioria deles são inofensivos e trazem benefícios ao homem. Os morcegos são grandes polinizadores de flores, como os beija-flores e as abelhas, porém jamais toque neles com as mãos sem proteção adequada, pois tentarão morder para se defender. Caso seja encontrado um morcego dentro da residência o correto é chamar a Vigilância Sanitária para proceder a retirada. A solução para o problema dos morcegos em áreas urbanas depende basicamente do manejo adequado de suas fontes de alimentos, como a plantação de árvores frutíferas longe de casa, visto que os frutos são atrativos para os animais.             A Vigilância Sanitária municipal está localizada à Rua Afonso de Almeida Rocha, em frente à Câmara Municipal, e está à disposição para maiores informações, denúncias e solicitações.
22/03/2017
Saúde faz palestra sobre gravidez na adolescência
            Com a intenção de despertar na população o interesse em cuidar da saúde de forma preventiva é que o Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares realizará inúmeras palestras e encontros informativos voltados a todos os públicos. Por isso, na manhã de terça-feira, 21, foi realizada uma palestra para alunos e alunas do Colégio Estadual do Campo Monteiro Lobato, na Linha Pedregulho, com o tema “Prevenção à gravidez na adolescência e métodos contraceptivos”. Conforme a direção do departamento, este é um assunto que precisa ser explicado constantemente, contando, é claro, com o auxílio dos pais ou responsáveis pelos adolescentes na tarefa de ensiná-los e orientá-los. O Departamento de Saúde agradece aos profissionais e alunos do Colégio Monteiro Lobato pela acolhida e se coloca à disposição.
22/03/2017
Ouvir os anseios da população é o foco da administração de Maria Antonieta
Continuam as reuniões promovidas pelo Departamento Municipal de Agricultura com os moradores das comunidades e assentamentos rurais. Na última segunda-feira, 20, a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, o diretor de Agricultura, Laércio Casagrande da Cruz, o diretor de Infraestrutura, Mauro Correa de Almeida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Silveira de Souza, e o vereador Admir Donner se reuniram com moradores e produtores rurais do Assentamento Terra Boa. Neste terça-feira, 21, as reuniões foram no Assentamento Chico André. Dia 22 de manhã é a vez da Ponte do Iratim e Engenho Velho e à tarde no Luis Tristão; dia 28 de manhã a reunião será no Marcon e à tarde na Colônia Soares, e dia 29 às 10 horas da manhã no Assentamento Estrela do Meio. “Queremos ouvir o que nossa gente precisa, o que espera, para podermos fazer um trabalho digno e decente, voltado para todos”, declara a prefeita.
21/03/2017
Departamento de Educação reúne pais e professores para explanar proposta pedagógica
O Departamento de Educação da Prefeitura de Coronel Domingos Soares está realizando diversas reuniões nas escolas do campo, visando apresentar a toda a comunidade escolar a proposta pedagógica deste ano letivo, apresentar os profissionais do setor e ouvir as demandas, principalmente dos pais, que anseiam por uma educação de qualidade para seus filhos.             Nas reuniões a diretora de Educação, professora Dulce Ribas Martins, destaca o resgate de valores como respeito, responsabilidade, comprometimento, confiança, ética e cidadania, e ressalta a importância da integração escola e comunidade, com o objetivo comum de proporcionar aos educandos uma educação de qualidade. “O objetivo é aproximar cada vez mais família e escola, para que estejam em sintonia e trabalhem juntos pelo mesmo ideal”, explica a diretora.             Já foram feitas reuniões nas seguintes instituições de ensino municipais: Escola Nossa Senhora das Graças e CMEI Pequeno Polegar (Ubaldino Taques); Escola Santa Rita de Cássia (Chico André); Escola Francisco Taques (Ponte do Iratim); Escola Nossa Senhora Consoladora (Marcon); Escola Santina Perret Carraro (Ponte do Chopim); Escola Iraras (Iraras) e Escola Danilo Bordignon (27 de Outubro). Através de atitudes como estas o Departamento de Educação domingosoarense pretende tornar sempre mais próxima a relação entre escola e família, almejando o êxito dos trabalhos realizados e o sucesso estudantil.
21/03/2017
Prefeitura adquire acervo bibliográfico para a Educação Infantil
A prefeitura de Coronel Domingos Soares adquiriu, por meio do Departamento de Educação, um valioso material bibliográfico para ampliação do acervo da Educação Infantil, contendo 415 exemplares, os quais serão divididos entre os Centros Municipais de Educação Infantil. “Como sabemos, as crianças são fascinadas por histórias e essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social, além do entretenimento prazeroso”, comenta a diretora de Educação, professora Dulce Ribas Martins, salientando os trabalhos de contação de histórias e contato das crianças com os livros como forma de incentivo à leitura e ao aprendizado. Para a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, a Educação Infantil é a base de toda a caminhada educacional, e receberá a atenção e os investimentos de que necessita e merece.
16/03/2017
Iluminação pública começa a ser reparada pela administração municipal de CDS
Uma cidade bem iluminada dá segurança, conforto e comodidade à população, por isso a prefeitura está realizando consertos na iluminação pública e a substituição de lâmpadas que há anos estavam queimadas. Exemplo é a Praça Municipal Pompílio Joaquim Vaz, que há cerca de quatro anos estava no escuro, impossibilitando que a população ocupasse o local durante a noite.             De acordo com o diretor do Departamento de Administração, André Reis Taques, desde o início do mandato da prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida muita gente tem procurado a prefeitura para relatar a falta de iluminação pública, a qual da mesma forma é cobrada na conta de luz. “Hoje começamos pela praça municipal, que está no escuro há quatro anos, na prefeitura e na Ponte do Chopim, e na próxima semana vamos começar a arrumar no restante da cidade. Acredito que em pouco tempo esta questão estará solucionada”, garante Taques, destacando que recentemente entrou em contato com a Copel de Cascavel para saber quais são os procedimentos para a ampliação da rede de iluminação pública, instalando em ruas e locais que ainda não possuem.             No entanto, o diretor de Administração ressalta que problemas existentes há tempos não se resolvem de imediato, mas que solucionar o problema da iluminação pública em Coronel Domingos Soares faz parte do plano de governo da prefeita e do vice-prefeito, Rafael Periolo. “Problemas de quatro, cinco anos não se resolvem em dois, três meses, por isso pedimos a todos que tenham paciência. Nós temos uma programação, vai ser feita uma administração técnica para solucionar todos os problemas do nosso município”, comenta André. Para Maria Antonieta, investir em iluminação pública é cuidar da qualidade de vida da população, visto que ruas bem iluminadas geram segurança, bem-estar, tranquilidade e embelezam a cidade.
15/03/2017
Mulheres domingosoarenses tiveram uma tarde especial no Dia da Mulher
            Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a prefeitura de Coronel Domingos Soares promoveu no último dia 08, por meio dos departamentos de Ação Social e Saúde, uma tarde especial, no salão da Terceira Idade. O evento contou com a presença do vice-prefeito Rafael Periolo e dos diretores dos departamentos de Ação Social, Terezinha Giacomel, Saúde, Cleonice França, Educação, Dulce Martins, Esportes, Antonio Costa e Indústria e Comércio, Clademir Tonin. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida não pode participar por estar em viagem à Curitiba.             Palestras sobre cuidados com a pele, alimentação, teatro, treino hiit, serviços de beleza e exames de saúde, como mamografia e coleta de preventivo fizeram parte da tarde dedicada às mulheres. “O dia da mulher é todo dia, mas este é um momento especial em que o papel feminino é refletido e nós buscamos, através deste evento, melhorar a autoestima das mulheres, principalmente, para que se sintam bem consigo mesmas e sejam agentes transformadoras da sua própria história”, comenta a organizadora, Terezinha Giacomel. A diretora de Saúde, Cleonice França, também falou da força da mulher, que muitas vezes exerce funções iguais ou mais complexas do que o homem e não é valorizada por isso.             Em seu pronunciamento, o vice-prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Aline Frazatto Periolo, e de sua mãe, dona Nilza Periolo, parabenizou as mulheres pelo seu dia e exaltou o delas na sociedade, ressaltando que as mesmas precisam ser reconhecidas e valorizadas de todas as formas e em todos os setores da sociedade. E esta motivação feminina será buscada pela administração municipal por meio das inúmeras atividades que desenvolverá ao longo dos próximos quatro anos, especialmente na ação social, na saúde, na educação e na geração de empregos. Como não pode estar presente, Maria Antonieta deixou gravado um vídeo, que foi passado na sequência dos pronunciamentos durante a abertura do evento. Em sua fala, a prefeita pediu: “Digo hoje a você, mulher, jamais desista de seus sonhos e ideais, porque a única pessoa que pode tornar possível aquilo que você deseja é você mesma, por isso sorria, cante, dance, abrace, chore, se encante e vibre com a vida, porque é o nosso maior presente”.             Os departamentos de Ação Social e de Saúde agradecem a colaboração das equipes de ambos os setores e dos seguintes patrocinadores e voluntários, os quais ajudaram a concretizar este momento: Cooperativa Sicredi, Compesados CDS, Floricultura Disk Flores, O Boticário, Natura (Verônica e Ivete), Salão da Lenita, Salão da Marla (Marla e Luciana) e Salão da Marlene. Enfim, todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram com a realização das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
09/03/2017
Município abre Processo Seletivo para contratação de estagiários
Já estão valendo, de 06 a 17 de março, as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 49 vagas de estágio não obrigatório destinado a estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Médio ou de Ensino Superior, como graduandos ou pós-graduandos, para a Prefeitura de Coronel Domingos Soares. As inscrições estão sendo feitas no Departamento de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.             Conforme o edital 001/2017, as vagas ofertadas serão distribuídas entre os departamentos de Ação Social, Administração, Agricultura, Cultura, Educação, Engenharia, Esportes, Finanças, Gabinete, Indústria e Comércio, Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde. Das 49 vagas, 20 serão destinadas à Educação, distribuídas entre o departamento e todas as escolas municipais. Tanto para o nível Médio como para o nível Superior a carga horária é de 30 horas semanais. Quanto à remuneração, para nível Médio são R$680,00 e para nível Superior são R$1.050,00. Os interessados precisam estar cursando 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou qualquer curso superior. As inscrições são gratuitas e para se realizá-la basta apresentar Documento de Identidade, CPF, Declaração de Matrícula da instituição de ensino, Histórico Escolar e Comprovante de Residência.             A publicação da classificação provisória será no próximo dia 23 de março, os recursos poderão ser solicitados de 22 a 24 de março e a classificação final será publicada dia 27 de março. As contratações terão início dia 03 de abril. Os estagiários convocados estarão subordinados à Lei Federal nº 11.788/2008 e ao Artigo XXI da Lei Municipal nº 782/2017. Todos os termos e informações estão no edital, que pode ser acessado no sítio eletrônico www.pmcds.pr.gov.br e clicar em “Edital de Recrutamento”, na barra superior da página.
09/03/2017
Voltar
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021 às 16:41:25