Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Piso emborrachado do playground do Meu Campinho foi colocado diretamente sobre a terra
O piso emborrachado do playground do Meu Campinho está saindo todo. É só passar em frente para se deparar com os pedaços espalhados por todo lugar. Muitos se perguntam: mas, por que esse piso está saindo? A resposta é que não existe contrapiso, que é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso. Ou seja, o emborrachado foi colocado diretamente sobre a terra que, por mais que tenha sido nivelada, sofre interferências do tempo, como chuvas e calor. Basta ir até o playground para verificar os inúmeros pontos em que o emborrachado está se desmanchando e comprovar a qualidade do trabalho executado e a ausência de fiscalização antes da inauguração oficial do espaço. Vale recordar que o Meu Campinho, projeto do governo estadual que conta com um campo de grama sintética para futebol sete e playground, foi inaugurado no fim do ano passado. O atual governo municipal fará os consertos necessários e posteriormente a construção de contrapiso e estrutura adequada para a colocação de novo emborrachado ou tapete de grama sintética. Por enquanto, pede-se a todos que ajudem a cuidar e fiscalizar, não permitindo que ninguém estrague ainda mais este espaço, que é destinado ao lazer e diversão das crianças.
12/11/2021
Cel. Domingos Soares ganhará veículos para a Agricultura e carretas agrícolas
O diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Clóvis França Silveira, e o vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti receberam, na última terça-feira (09), a chefe do núcleo da SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento) de Pato Branco, Leonira Tesser, e a gerente do escritório regional do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Rosane Dalpiva Bragatto. As representantes do setor agropecuário estadual informaram que Coronel Domingos Soares foi contemplado com 02 veículos utilitários no valor de R$ 75 mil cada, sendo 01 veículo via emenda parlamentar do deputado estadual Gugu Bueno (PL) por intermédio do vereador Victor Andrey Silveira dos Santos (PL), e 01 veículo por emenda do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), através da liderança municipal do Partido dos Trabalhadores Terezinha Miranda; ambos para o Departamento de Agricultura. Através do deputado estadual Wilmar Reichemach (PSC), o Município também foi contemplado com mais R$ 56 mil para aquisição de 02 carretas agrícolas, por intermédio dos vereadores Luiz Antônio Brasil de Mello (PSD) e Valdir Castanha (PTB). De acordo com a Assessoria de Planejamento da prefeitura, a documentação necessária está sendo encaminhada para celebração do convênio e futura contemplação dos recursos, que deverão ser destinados ao Município no próximo ano. A reunião, que teve a participação do tesoureiro da Aprocel (Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares), Rafael Espíndola de Abreu, e do técnico agropecuário da Emater local, Adilson Blasius, também discutiu assuntos como a reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), recursos do Ministério da Cidadania, Programa Revitis (Revitalização da Viticultura Paranaense), desenvolvimento da bacia leiteira, aquisição de veículo refrigerado para a Aprocel, apoio e incentivo ao pequeno produtor entre outros assuntos. “Não se pode deixar o agricultor sem atividade, sem motivação, incentivo, senão o destino dele é no CRAS e na Saúde”, destaca a gerente do IDR-PR Pato Branco. Segundo Rosane Dalpiva Bragatto, é preciso oferecer alternativas aos agricultores, incentivos, orientações, apoio e acompanhamento técnico, para fomentar a cadeia produtiva e impulsionar o desenvolvimento do setor. Para o vice-prefeito, estas propostas são exatamente o que o governo municipal pretende implementar, fazendo com que o pequeno produtor e a agricultura familiar cresçam e se transformem em melhores condições, mais oportunidades e qualidade de vida. “Tanto eu como o Bandiera somos agricultores, sabemos dos desafios e das dificuldades que o pequeno produtor enfrenta no seu dia a dia, por isso nós queremos dar total apoio e as condições necessárias para que a agricultura e a pecuária do nosso município cresçam e se destaquem cada vez mais. Nosso setor agro é imenso e merece essa atenção”, garante Lio, agradecendo à visita de Rosane e Leonira e colocando o Município à disposição da SEAB e do IDR-PR.  
10/11/2021
Iniciam os preparativos para novo paisagismo na cidade
O governo domingosoarense deu início esta semana à preparação para a implantação do novo paisagismo na cidade e revitalização da praça central e dos canteiros centrais. Além do pátio da prefeitura, a praça municipal e os canteiros centrais de toda a Avenida Araucária, principal rua da cidade, serão renovados, com o plantio de 660 palmeiras buritis já adultas, com 2 metros de altura cada. A intenção, segundo a primeira dama e assessora de gabinete, Cristiana Neves de Oliveira, é embelezar ainda mais a cidade, transformando-a num lugar mais agradável tanto para moradores como para visitantes. “Um dos compromissos do prefeito Bandiera e do vice Lio é fazer de Coronel Domingos Soares um lugar melhor para todos. Nossa cidade é linda, mas estava deixada de lado. Nós vamos dar o devido valor à área urbana e aos seus moradores, e estamos iniciando um projeto inovador de paisagismo, com lindas plantas e iluminação de LED. Todos vão gostar”, conta Cristiana, salientando que este é mais um sonho do prefeito sendo colocado em prática. Dentro do projeto de paisagismo está a instalação de um pergolado de madeira e bancos em madeira plástica na entrada da Praça Pompílio Joaquim Vaz. Uma pérgola é uma estrutura que consiste em pilares ou colunas que sustentam um telhado com vigas ou treliças em filas paralelas. Esse telhado pode ser coberto com vidro, plantas ou outro tipo de material. Até mesmo pode ficar aberto para dar uma iluminação natural. No caso do pergolado da praça, serão plantadas mudas de trepadeira Bougainville, que futuramente cobrirão a pérgola, formando um telhado de folhas e flores. Na próxima semana está prevista a chegada e o início do plantio das palmeiras buriti, palmeiras cica e de cerca de 1.500 eufórbias vermelhas, além da instalação do pergolado. “Nós teremos um Coronel Domingos Soares antes e um Coronel Domingos Soares depois desse paisagismo”, destaca a assessora de gabinete, ressaltando que o paisagismo, a arborização e a iluminação com lâmpadas de LED darão uma nova e moderna aparência à cidade. Segundo o prefeito Bandiera, este é apenas o começo da transformação visual de Coronel Domingos Soares e o início de um tempo de desenvolvimento e progresso para o município. "Para o nosso Natal e fim de ano já teremos um município bem mais bonito", afirma o prefeito. Aos poucos a cidade vai ficando mais bonita, fazendo com que cada vez mais todos a amem e sintam orgulho de dizer: “Eu moro em Coronel Domingos Soares”.
10/11/2021
Cavalgada fará parte das comemorações dos 26 anos de Cel. Domingos Soares
O governo municipal está preparando as comemorações dos 26 anos de emancipação político-administrativa de Coronel Domingos Soares, que será no dia 10 de dezembro, e contará com uma Cavalgada para os amantes do tropeirismo. Para participar é preciso fazer a inscrição no Departamento Municipal de Cultura e Turismo, até o dia 22 de novembro, informando o nome completo, comunidade, CTG ou piquete. A inscrição é individual, já que cada participante receberá um certificado. "Em nome da administração municipal quero convidar toda a nossa gente que gosta de cavalgada para participar. Todos serão recepcionados na praça às 9 horas e às 10 horas teremos a missa campal em ação de graças. Vai ser um momento muito bonito e contamos com a participação de todas as comunidades do nosso município", convida a diretora de Cultura, Jeneci Brais Carvalho, explicando que este ano, devido à pandemia de coronavírus será um evento local, não aberto para participação de outros municípios. Coronel Domingos Soares é um município enraizado na tradição e cultura gaúchas, tendo adeptos do campeirismo de todas as idades e de todos os sexos. Uma forma de as famílias passarem seus costumes de geração para geração. E as cavalgadas fazem parte da cultura local. Desta forma, o governo domingosoarense incentiva os cavaleiros e as amazonas para se inscreverem e participarem da Cavalgada e toda a festividade.
09/11/2021
Professor explica motivo de “choques” em brinquedos de parquinhos
Algumas crianças estão reclamando que o parquinho infantil da Praça Pompílio Joaquim Vaz, no centro de Coronel Domingos Soares, está dando choque. Conforme os relatos, os choques só estão sendo sentidos nas partes de plástico dos brinquedos. De acordo com o professor de física do Colégio Estadual do Campo Antônio Artêmio França, da Ponte do Chopim, Cleito Marcelo Turra, geralmente isso é causado por eletricidade estática, onde a carga elétrica é criada a partir do atrito entre corpos, principalmente entre tecido e plástico. “Nesses casos, o tecido fica positivo (perde elétrons) e o plástico fica negativo (ganha elétrons). Esse processo é bem comum. O choque de eletricidade estática é um choque fraco nesses casos. Não tem perigo. É só o susto mesmo”, explica o docente, enfatizando que este fenômeno físico não é prejudicial à saúde das crianças. Esta não é uma exclusividade domingosoarense. Em busca rápida na Internet, é fácil encontrar relatos em vários lugares, confirmando que este é um fenômeno comum. A prefeitura de Coronel Domingos Soares ressalta que não há nenhuma instalação elétrica no espaço do playground, e que, portanto, os choques sentidos pelas crianças se referem à eletricidade estática, fenômeno físico explicado pelo professor Turra, e os pais não precisam se preocupar. O aconselhado, segundo o professor, é que antes de a criança subir no brinquedo, um adulto a toque para que ela se descarregue, impedindo, assim, que possa receber a descarga elétrica.
09/11/2021
Cel. Domingos Soares recebeu concerto didático de pianoforte
Crianças e adolescentes de Coronel Domingos Soares começaram a semana de uma forma diferente: com música. O município recebeu, na última segunda-feira (08), o Projeto "A evolução da música através do pianoforte", da pianista Dotsy Myrna Santi Rebelatto, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura.             O local escolhido para o recital foi a quadra de esportes da Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, onde alunos, professores, agentes educacionais e alguns pais prestigiaram a apresentação, pela primeira vez realizada em Coronel Domingos Soares. “Esta é a primeira vez que nosso município recebe uma apresentação de piano e isso nos deixa muito felizes, porque é exatamente isso o que queremos, promover a cultura, abrir os horizontes, mostrar que existe muita coisa boa para se aprender e ser apreciada”, comenta a diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho.             De acordo com a pianista, o projeto se trata de um concerto didático, pois somado às músicas tem o aprendizado. “Um concerto é uma apresentação de uma única pessoa, que apenas toca, mas o nosso projeto é diferente, porque entre uma música e outra a gente conversa sobre a história da música, desde os primórdios até os dias de hoje”, explica a artista, ressaltando que ficou encantada com o município e com a receptividade.             O Projeto "A evolução da música através do pianoforte" percorrerá ao todo 12 municípios sudoestinos de 25 de outubro a 12 de novembro. É uma realização de Sonata Centro de Artes; Secretaria Especial da Cultura; Ministério do Turismo; Cooperarte; Governo Federal, com apoio de Copel; Governo do Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico); Ítalo Supermercados; Sicoob, e conta com a parceria do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e Muralha Empresa Contábil.             No final as crianças puderam fazer perguntas à artista e conhecer o instrumento de perto, enquanto a pianista dedilhava pelas teclas do pianoforte. Um momento ímpar e significativo de contato com a arte e com o próximo.
09/11/2021
Show de Talentos fará parte das comemorações dos 26 anos de Cel. Domingos Soares
Estão abertas as inscrições para o Show de Talentos 2021. Organizado pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, o evento tem como objetivo incentivar os artistas domingosoarenses, oportunizando apresentações gratuitas e comemorando o aniversário de emancipação político-administrativa do Município. Vale recordar que o setor cultural domingosoarense está recuperando sua identidade, começando praticamente do zero, já que esteve parado nos últimos anos. Porém, com o empenho e a dedicação do governo municipal está importante área terá seu merecido reconhecimento e valor. Artistas da música, dança, pintura, escultura, literatura, todos podem participar das apresentações. "Quero convidar os nossos artistas para que se inscrevam e participem do Show de Talentos. Vai ser um momento de confraternização, de promoção cultural e de muita alegria. Temos excelentes artistas em Coronel Domingos Soares e queremos apoiá-los e divulgar seus trabalhos também", disse a diretora de Cultura, Jeneci Brais Carvalho, convidando para fazer a inscrição no Departamento de Cultura e Turismo. O evento será dia 10 de dezembro, com início às 15 horas, na Praça Municipal Pompílio Joaquim Vaz e fará parte das comemorações dos 26 anos de Coronel Domingos Soares.
08/11/2021
Assentamentos de Cel. Domingos Soares receberão regularização fundiária
Uma das lutas do prefeito Jandir Bandiera é a regularização fundiária dos assentamentos existentes em Coronel Domingos Soares, sonho de muita gente. Por isso, no início da semana passada o chefe do Executivo domingosoarense foi a Curitiba, onde esteve no escritório do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, buscando informações sobre o andamento.             Segundo informações, está previsto para a primeira metade de novembro o início dos trabalhos de medição e demarcação topográfica georreferenciada de perímetro e parcelas em 149 assentamentos paranaenses, incluindo assentamentos domingosoarenses. De acordo com o Incra, o investimento do governo federal destinado à execução será de R$ 3,3 milhões. Outros R$ 57,1 mil servirão à fiscalização dos serviços pelo Instituto. Em Coronel Domingos Soares serão contemplados nesta etapa os assentamentos: Bom Retiro/Butiá; Estrela do Meio, Retiro I e Terra Boa (veja foto). O georreferenciamento e a posterior certificação no Sistema de Gestão Fundiária são etapas necessárias para a titulação definitiva nas áreas de reforma agrária.             “Estivemos no Incra cobrando informações sobre a regularização das terras de nossos assentados, e com alegria informo que ainda este mês serão iniciados os trabalhos. Não precisa contratar nenhuma empresa para fazer isso, porque o Incra não vai cobrar nada”, conta Bandiera.              “Com o título em mãos, o assentado tem a segurança jurídica necessária para a continuidade das atividades agrícolas”, diz o superintendente do Incra no Paraná, Robson Luís Bastos. Conforme ele, as atividades executadas não representam qualquer gasto aos assentados. Ocorrem sem a contratação de intermediários. “O Incra não tem despachantes, os serviços são gratuitos”, adverte, comprovando as palavras do prefeito. Os trabalhos de campo serão acompanhados por uma força-tarefa da autarquia. Isso porque não envolvem apenas a atuação das empresas privadas, mas também o controle e fiscalização dos recursos investidos, atribuições sob responsabilidade dos servidores do instituto.             Mais uma importante conquista, que dará mais autonomia e melhores condições aos pequenos agricultores de Coronel Domingos Soares.  
03/11/2021
Voltar
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021 às 16:41:25