Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
COVID 19
TOTAL DE PUBLICAÇÕES - 31
15/07/2021
ATUALIZAÇÃO 15/07/21
14/07/2021
ATUALIZAÇÃO 14/07/21
13/07/2021
ATUALIZAÇÃO 13/07/21
12/07/2021
ATUALIZAÇÃO 12/07/21
11/07/2021
ATUALIZAÇÃO 11/07/21
10/07/2021
ATUALIZAÇÃO 10/07/21
09/07/2021
ATUALIZAÇÃO 09/07/21
08/07/2021
ATUALIZAÇÃO 08/07/21
Voltar
Confira as Últimas Notícias
23/06/2022 - Saúde alerta sobre falta de medicamentos
A saúde pública de Coronel Domingos Soares já começa a sentir os impactos do novo isolamento social imposto pelo governo da China devido ao novo surto de casos de Covid-19 no país, e começa a haver desabastecimento de medicamentos de rotina na Farmácia Municipal.             De acordo com a farmacêutica Taciana Bolzan, este é um problema que está acometendo tanto a rede pública de saúde quanto a rede particular, e não se trata da falta de planejamento ou gestão do Município, mas de um problema nacional. “Cerca de 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima advinda da China, que teve suas exportações afetadas devido ao lockdown para combater a nova onda de casos da Covid. Isso dificulta a chegada de insumos ao nosso país. O aumento de casos gripais ao mesmo tempo em que as infecções pelo coronavírus voltaram a crescer também são apontados como motivos para o desabastecimento dos medicamentos”, explica.             O Departamento Municipal de Saúde ressalta que o Município está começando a vivenciar este problema, e solicita a compreensão dos usuários do SUS, para que tenham consciência e entendimento, e procurem os serviços de saúde somente quando necessários fazendo o uso racional de medicamentos.             “Para ter uma ideia da demora na chegada de medicamentos, nós estamos recebendo agora um pedido que fizemos ainda em março”, comenta a farmacêutica. Os medicamentos são adquiridos por meio do Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e Consórcio Paraná Saúde.             Para mais informações basta solicitar ao Departamento de Saúde pelo WhatsApp 3254-1167 ou pessoalmente.
23/06/2022 - Ação Social amplia Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Departamento Municipal de Ação Social reiniciou, neste mês de junho, os encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ampliando os atendimentos para o interior do município. O SCFV é um serviço da proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. De acordo com a diretora do departamento, Angélica Graeff Catapan, o intuito é unir as pessoas das comunidades para passar uma tarde alegre e descontraída com muita conversa, risada e aprendizado, levando um pouco do Departamento de Ação Social e do CRAS para todas as comunidades do interior. “Durante os encontros as participantes aprendem a fazer algum artesanato, e a psicóloga conversa com as crianças e os adolescentes sobre temas voltados a cada faixa etária”, conta a diretora. Conforme o Ministério da Cidadania, o serviço tem como objetivo principal fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Na sede, o serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e nas comunidades rurais geralmente são realizados nos salões comunitários. Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às 14 horas, atendendo duas vezes por mês cada localidade contemplada, sendo elas, até o momento: Cidade, Bom Retiro, Ponte do Iratim, Chico André, Nova Iguaçu, Terra Boa, Pedregulho, Pedra Branca, Marcon, De Pauli e Vila Rural.
23/06/2022 - Cel. Domingos Soares planeja retomada da economia pós-pandemia
A pandemia do novo coronavírus, que afetou o mundo todo, trouxe graves impactos não só nas áreas social e de saúde, mas especialmente no campo econômico. A suspensão de diversas atividades ocasionou o fechamento de inúmeras empresas no Brasil, refletindo na qualidade de vida de famílias e no desenvolvimento dos municípios, que tiveram suas arrecadações de impostos comprometidas.             Neste momento de retorno gradativo de todos os setores que movimentam a economia mundial, os governos municipais planejam ações para minimizar os reflexos do vírus SARS-Cov-2, responsável pela Covid-19. Em Coronel Domingos Soares, através de um trabalho sério e comprometido, a Prefeitura pretende implementar projetos importantes para a retomada da economia e recuperação dos setores que movimentam a cadeia produtiva e de prestação de serviços no município. Uma das medidas é a realização do projeto Ano Empresarial, em parceria com a Acecel – Associação Comercial e Empresarial de Coronel Domingos Soares, através da oferta de cursos e oficinas de capacitação realizadas por profissionais do Sebrae através da Sala do Empreendedor, gratuitamente.             Desta forma, no último dia 15 foi realizado o primeiro encontro, na Câmara Municipal, com o tema Marketing Estratégico, ministrado por Vitor Hugo Strozzi.             “Tudo o que a gente aprende é bom renovar, são novas experiências, novos aprendizados, tudo faz parte do dia a dia, então a gente convida quem não veio para participar dos próximos”, comenta a presidente da Acecel, Cássia Leal Barbieri.             Para a empreendedora Daysi Kathuza Vieira, o Ano Empresarial é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e melhorar o atendimento ao cliente. “Quero agradecer a oportunidade que a prefeitura e a Acecel estão nos proporcionando. É muito necessário isso nesse momento, onde a tecnologia, a Internet está vindo à tona, e se a gente não se modernizar e buscar conhecimento a gente não acompanha essa modernidade. Convido a todos a participarem; vale muito a pena sair da zona de conforto e vir em busca de novos conhecimentos para atender bem nossos clientes”, avalia.             Segundo o diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Antônio Carlos Kovoliski, a intenção é fortalecer o setor empresarial domingosoarense com formação continuada, com o intuito de capacitar empresários e colaboradores para aperfeiçoarem sempre mais seus conhecimentos e suas técnicas.             Os próximos cursos serão dias 26 e 27 de julho, de Gestão de Vendas e Atendimento ao Clientes, respectivamente. As inscrições podem ser feitas na Acecel ou na Sala do Empreendedor.
23/06/2022 - Departamento de Ação Social realiza a entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares
O Departamento Municipal de Ação Social está disponibilizando acesso à Carteirinha do Autista para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A Carteirinha e o RG com a inclusão do símbolo da fita “quebra cabeças” possibilitam que o cidadão tenha um documento de identificação individualizado, minimizando o risco de vida e facilitando o atendimento em casos de emergências. Também garante as prioridades legais e o exercício de direito destas populações com tantas particularidades.De acordo com o setor, para requerer a Carteirinha do Autista é necessário levar ao CRAS os seguintes documentos: RG e CPF do autista; RG e CPF do responsável; Fotografia 3x4; laudo médico (original, com CID, nome completo do paciente, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico); e exame de tipo sanguíneo (grupo sanguíneo e RH).“Hoje procedemos à entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares, para o Christian João dos Santos Silva, e pudemos observar a importância desta para a sua vida, conforme depoimento de sua mãe e professora”, conta a psicopedagoga do CRAS, Cristina Simone Duarte.O Autismo - Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Alguns sintomas como irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia e outros podem ser tratados com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico.            “A carteirinha do autista é um documento que vai facilitar a identificação e também vai dar prioridade nos atendimentos dos serviços públicos e privados, principalmente na educação, já que meu filho está terminando o Ensino Médio e ano que vem vai tentar uma vaga em faculdade pública”, comenta a mãe de Christian, Fátima dos Santos Silva.A carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista vai facilitar, ao portador, o acesso aos direitos adquiridos através da Lei Berenice Piana – nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.”“Se você possui todos os documentos acima, basta comparecer no Departamento de Ação Social, no período vespertino, que faremos a solicitação da sua Carteirinha do Autista”, convida a diretora de Ação Social, Angélica Graeff Catapan.
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 24 de Junho de 2022 às 16:36:25