Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Vigilância Sanitária alerta a população sobre Dengue, Leptospirose e controle de morcegos
prefeituracds.assessoria@gmail.com
Quarta-feira, 22 de Março de 2017

A Vigilância Sanitária de Coronel Domingos Soares realizou, na manhã da última terça-feira, 21, a entrega de material gráfico com vistas a conscientizar a população acerca dos cuidados adequados para evitar a Dengue, a Leptospirose e como controlar morcegos no ambiente urbano. A ação foi feita na Avenida Araucária, esquina do posto de saúde.

            Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, os cuidados são de conhecimento de todos, como manter caixas de água fechadas e vedadas, manter os pratos limpos e colocar areia até a borda, manter as lixeiras tampadas, manter as calhas limpas, não deixar acumular água em nenhum local da casa, guardar baldes e vasos em local coberto e com a boca para baixo, tampar ou vedar os ralos entre outros. Já a leptospirose, doença causada por uma bactéria eliminada pela urina do rato, é transmitida ao ser humano através da água, solo e alimentos contaminados. Sua prevenção é feita não jogando lixo e objetos nos rios, para não provocar enchentes, evitando contato com águas provenientes de enchentes e esgotos, colocar o lixo em sacos plásticos e recipientes tampados, não brincar ou nadar em lagos ou córregos, guardar os alimentos em lugares protegidos dos ratos, manter o quintal limpo, colocar telas nos ralos para evitar o acesso dos roedores, e usar botar e luvas para mexer no esgoto, lixo ou quando houver enchentes.

            Quanto aos morcegos, existe uma grande variedade e a maioria deles são inofensivos e trazem benefícios ao homem. Os morcegos são grandes polinizadores de flores, como os beija-flores e as abelhas, porém jamais toque neles com as mãos sem proteção adequada, pois tentarão morder para se defender. Caso seja encontrado um morcego dentro da residência o correto é chamar a Vigilância Sanitária para proceder a retirada. A solução para o problema dos morcegos em áreas urbanas depende basicamente do manejo adequado de suas fontes de alimentos, como a plantação de árvores frutíferas longe de casa, visto que os frutos são atrativos para os animais.

            A Vigilância Sanitária municipal está localizada à Rua Afonso de Almeida Rocha, em frente à Câmara Municipal, e está à disposição para maiores informações, denúncias e solicitações.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
10/01/2022 - Liomar Bringhentti assume interinamente a Prefeitura
Na manhã de hoje (10), no gabinete do prefeito municipal, reuniram-se o prefeito Jandir Bandiera (PT), o vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti (PSB) e os diretores de departamentos, para o primeiro bate-papo deste novo ano, com o intuito de rever algumas ações e discutir projetos e planejamentos para o desenvolvimento de Coronel Domingos Soares.Aproveitou-se a ocasião para se fazer a transição de cargo de prefeito a Liomar, que desempenhará a função de 11 a 25 de janeiro, período este em que Bandiera estará de férias.O prefeito em exercício reforçou a importância da parceria e da união de toda a equipe para o êxito da administração e o sucesso das ações de todos os setores da administração pública municipal. "Quero fazer um agradecimento especial ao Bandiera pela confiança e valorização da minha pessoa. O vice-prefeito não pode mais ser um cargo figurativo, mas deve ser atuante, participativo, e o nosso prefeito está permitindo que isso aconteça", disse Lio, ressaltando que durante o período em que estará à frente do Município fará o possível para atender às expectativas de todos, focando em determinados trabalhos a serem realizados pelos setores de Infraestrutura e Agricultura.Bandiera enalteceu o trabalho que Lio vem realizando junto à administração municipal, sempre presente e contribuindo nas tomadas de decisões e na elaboração de projetos em prol de Coronel Domingos Soares e dos munícipes. "Este será um ano muito bom para Coronel Domingos Soares, com muitas obras e diversos projetos sendo colocados em ação. Faremos juntos uma administração séria, honesta e comprometida com o progresso e o bem estar de todos", conclui Bandiera.
16/12/2021 - Meio Ambiente e Ação Social lançam projeto de educação ambiental
Os departamentos municipais de Meio Ambiente e Ação Social da Prefeitura de Coronel Domingos Soares deram início ao Projeto de Educação Ambiental “Preservar também é coisa de criança”, com o intuito de sensibilizar crianças entre 01 e 06 anos de idade sobre a importância da preservação do meio ambiente, da conservação e preparo do solo, alterações da paisagem, plantio de novas espécies, cuidados com as plantas, irrigação e funções ecológicas, estimulando o interesse pela natureza.             Participarão do projeto o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI - Anjo da Guarda e crianças atendidas por programas sociais coordenados e/ou desenvolvidos pelo setor social do Município.             De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Molina Fernandes Müller Gheno, o projeto será desenvolvido na Praça Pompílio Joaquim Vaz, fazendo parte do paisagismo e plantio de árvores de sombra, como Ipê Amarelo, Acácia, Canelinha, flores eufórbias e palmeiras Cyca. “Solicitaremos a maior parte dos materiais no início do ano letivo”, ressalta Gheno, revelando que serão plantadas 80 mudas de árvores nativas já com dois metros de altura. “A nossa praça é muito vazia e quase não tem sombra. Com essas árvores, além de deixar o lugar ainda mais bonito, vamos fazer com que a praça seja um lugar para as famílias e os amigos se encontrarem e passarem bons momentos”, justifica o diretor.             No momento as crianças plantaram algumas eufórbias e, como informado, o Projeto terá continuidade com o início do próximo ano letivo.
13/12/2021 - Prefeitura adquire camionete com recursos próprios
A Prefeitura de Coronel Domingos Soares adquiriu, com recursos próprios (livres), 01 camionete Mitsubishi L200 Triton Outdoor zero quilômetro, no valor de R$ 235.700,00, que deverá integrar a frota do Departamento Municipal de Educação, para a melhoria dos atendimentos e serviços prestados à população. Recentemente também chegaram ao município os 02 veículos Volkswagen Gol, que deverão integrar a frota do Departamento Municipal de Saúde, para o setor de Estratégia Saúde da Família (ESF). “Ficamos muito agradecidos pelos dois carros novos que o Governo do Estado destinou para a Saúde de nosso município, porque vão auxiliar muito nos trabalhos do dia a dia”, disse o prefeito Jandir Bandiera, agradecendo ao governador Ratinho Júnior, ao secretário de estado da Saúde, Beto Preto, e ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, pela atenção dada à saúde dos domingosoarenses. Quanto à camionete adquirida com recursos próprios, o prefeito ressaltou que a Municipalidade tem a responsabilidade de administrar todos os setores da administração pública, buscando suprir as necessidades de cada setor para atender os munícipes com agilidade, qualidade e respeito. “O Departamento de Educação estava sem um veículo próprio para acompanhamento das escolas, tendo que emprestar a camionete do gabinete sempre que precisava levar materiais, e essa camionete vem em boa hora”, explica Bandiera. A atual administração ressalta que está investindo recursos próprios em diversos setores, devolvendo à população o dinheiro arrecadado com impostos, taxas e outras contribuições. “Recursos públicos sendo investidos com transparência e responsabilidade no que precisa”, complementa o vice-prefeito, Liomar Antônio Bringhentti.
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 às 16:44:06