Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Ação Social amplia Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
assescom.pmcds@gmail.com
Quinta-feira, 23 de Junho de 2022

O Departamento Municipal de Ação Social reiniciou, neste mês de junho, os encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ampliando os atendimentos para o interior do município.


O SCFV é um serviço da proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).


É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.


De acordo com a diretora do departamento, Angélica Graeff Catapan, o intuito é unir as pessoas das comunidades para passar uma tarde alegre e descontraída com muita conversa, risada e aprendizado, levando um pouco do Departamento de Ação Social e do CRAS para todas as comunidades do interior. “Durante os encontros as participantes aprendem a fazer algum artesanato, e a psicóloga conversa com as crianças e os adolescentes sobre temas voltados a cada faixa etária”, conta a diretora.


Conforme o Ministério da Cidadania, o serviço tem como objetivo principal fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Na sede, o serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e nas comunidades rurais geralmente são realizados nos salões comunitários.


Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às 14 horas, atendendo duas vezes por mês cada localidade contemplada, sendo elas, até o momento: Cidade, Bom Retiro, Ponte do Iratim, Chico André, Nova Iguaçu, Terra Boa, Pedregulho, Pedra Branca, Marcon, De Pauli e Vila Rural.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
05/08/2022 - Estradas rurais estão recebendo melhorias
O Departamento Municipal de Infraestrtuura e Engenharia tem trabalhado incansavelmente para consertar, melhorar e readequar as estradas rurais do nosso município.Exemplos desta semana são as frentes de trabalho nas regiões dos assentamentos Terra Boa e Guerra, da Sede à comunidade Pedregulho, os trabalhos na estrada Iraras-Nova Iguaçu para o início da pavimentação com calçamento, previsto para a próxima semana, e da Sede à comunidade Ponte do Iratim. São importantes vias que estão recebendo atenção e investimentos da Prefeitura, com patrolamento, alargamento, limpeza de bueiros e, alguns pontos com cascalhamento. A intenção, segundo o diretor do Departamento, Ronei de Moraes Bueno, é realizar trabalhos de alta durabilidade, proporcionando boas estradas para moradores do campo e produtores rurais domingosoarenses.Além dos veículos e equipamentos do Município, também os terceirizados e o Consórcio Intermunicipal Pinhais estão empenhados na recuperação das estradas.Aos poucos, com determinação, força de vontade e competência tudo vai entrando nos eixos e se organizando, com veículos e maquinários novos e muito trabalho. "Quero agradecer a todos os servidores da Infraestrutura e da Engenharia pelo empenho e pela dedicação, onde todos estamos unindo esforços para fazer de Coronel Domingos Soares um lugar cada vez melhor", disse Bueno, ressaltando que os serviços são contínuos e atenderão todo o município.
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022 às 16:55:52