Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Departamento de Ação Social realiza a entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares
assescom.pmcds@gmail.com
Quinta-feira, 23 de Junho de 2022

O Departamento Municipal de Ação Social está disponibilizando acesso à Carteirinha do Autista para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A Carteirinha e o RG com a inclusão do símbolo da fita “quebra cabeças” possibilitam que o cidadão tenha um documento de identificação individualizado, minimizando o risco de vida e facilitando o atendimento em casos de emergências. Também garante as prioridades legais e o exercício de direito destas populações com tantas particularidades.



De acordo com o setor, para requerer a Carteirinha do Autista é necessário levar ao CRAS os seguintes documentos: RG e CPF do autista; RG e CPF do responsável; Fotografia 3x4; laudo médico (original, com CID, nome completo do paciente, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico); e exame de tipo sanguíneo (grupo sanguíneo e RH).



“Hoje procedemos à entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares, para o Christian João dos Santos Silva, e pudemos observar a importância desta para a sua vida, conforme depoimento de sua mãe e professora”, conta a psicopedagoga do CRAS, Cristina Simone Duarte.



O Autismo - Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Alguns sintomas como irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia e outros podem ser tratados com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico.



            “A carteirinha do autista é um documento que vai facilitar a identificação e também vai dar prioridade nos atendimentos dos serviços públicos e privados, principalmente na educação, já que meu filho está terminando o Ensino Médio e ano que vem vai tentar uma vaga em faculdade pública”, comenta a mãe de Christian, Fátima dos Santos Silva.



A carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista vai facilitar, ao portador, o acesso aos direitos adquiridos através da Lei Berenice Piana – nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.”



“Se você possui todos os documentos acima, basta comparecer no Departamento de Ação Social, no período vespertino, que faremos a solicitação da sua Carteirinha do Autista”, convida a diretora de Ação Social, Angélica Graeff Catapan.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
05/08/2022 - Estradas rurais estão recebendo melhorias
O Departamento Municipal de Infraestrtuura e Engenharia tem trabalhado incansavelmente para consertar, melhorar e readequar as estradas rurais do nosso município.Exemplos desta semana são as frentes de trabalho nas regiões dos assentamentos Terra Boa e Guerra, da Sede à comunidade Pedregulho, os trabalhos na estrada Iraras-Nova Iguaçu para o início da pavimentação com calçamento, previsto para a próxima semana, e da Sede à comunidade Ponte do Iratim. São importantes vias que estão recebendo atenção e investimentos da Prefeitura, com patrolamento, alargamento, limpeza de bueiros e, alguns pontos com cascalhamento. A intenção, segundo o diretor do Departamento, Ronei de Moraes Bueno, é realizar trabalhos de alta durabilidade, proporcionando boas estradas para moradores do campo e produtores rurais domingosoarenses.Além dos veículos e equipamentos do Município, também os terceirizados e o Consórcio Intermunicipal Pinhais estão empenhados na recuperação das estradas.Aos poucos, com determinação, força de vontade e competência tudo vai entrando nos eixos e se organizando, com veículos e maquinários novos e muito trabalho. "Quero agradecer a todos os servidores da Infraestrutura e da Engenharia pelo empenho e pela dedicação, onde todos estamos unindo esforços para fazer de Coronel Domingos Soares um lugar cada vez melhor", disse Bueno, ressaltando que os serviços são contínuos e atenderão todo o município.
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022 às 16:55:52